quarta-feira, dezembro 29, 2010

Retrospective 2010

Depois de um bom tempo sem texto nenhum, deixando tudo no papel, eu achei que esse ano era digno, aliás, muito digno de um post no blog. Porém, quero deixar claro que é um texto bem pessoal, é quase um desabafo aberto ao público.
Vamos começar pelo começo, é. 
O meu revellion de 2009 para 2010 não foi dos melhores. O mes de janeiro não foi muito diferente do revellion, parado. Sem novidades. 
Em fevereiro desse ano, adoraria especificar o dia, mas não lembro mesmo. Mas então, em fevereiro desse ano, eu resolvi que iria para um retiro de carnaval. Mal sabia, que aquilo mudaria minha vida, literalmente, mudaria minha visão do mundo e me faria enxergar coisas que estavam na minha cara, e eu, inesplicavelmente, não via. Quando fui pra esse retiro, eu postava no blog constantemente, e cheguei até a comentar aqui. Fui pra lá esperando uma coisa, quando cheguei lá foi tudo completamente diferente do que eu pensava. Lá, nos dois primeiros dias, eu tinha uma vontade louca de vir embora, e achei que não iria aguentar. Palestras o dia inteiro, banho rapido e noite mal dormida, por praticamente seis dias consecutivos. Mas eu aguentei, e digo mais , eu to louca pra viver isso de novo, porque lá eu me encontrei com Deus, vivo, lá eu conheci as pessoas que eu pedi a Deus, ou até melhor, as pessoas certas, as pessoas que ele queria que estivessem em meu caminho. Elas não sairam do meu caminho até agora, e assim será sempre. Tenho certeza que esse retiro abriu muitas portas pra mim, dentro e fora da igreja. 
Março, descobri coisas em março, me descobri. Mas acho que eu descobri coisas, pessoas, sentimentos durante o ano inteiro. Eu digo que descobri coisas em março, porque eu terminei um namoro de quase dois anos. Oque pra mim ensinou muito, até porque eu não começo e termino namoros á cada um mes, como grande maioria das pessoas. Eu terminei o meu primeiro namoro, oque pra mim, naquela hora foi como se eu rasgasse todas as fotos e cartas, queimasse todos os presentes e passasse uma borracha nas lembranças dos sentimentos que eu senti com tudo que eu vivi nesse namoro. Bem, isso foi oque eu pensei na hora, depois eu vi que as coisas não são assim, eu sobri a ausencia de alguem, e curti uma foça por opção. Sem contar o dilema que eu passei antes de terminar, com medo de fazer a coisa errada e o meu orgulho não me deixar voltar atrás, logo, eu sofreria. Mas aconteceu o contrário, eu sofri, porém não voltei atras e vi que fiz a coisa certa. Me senti livre, como a tempo eu não me sentia. E isso não tem preço. Ah, e se tem uma coisa que eu não posso deixar de mencionar e que marcou março pra mim, uma semana depois que eu terminei o namoro, eu fui ao show do scracho, com as melhores companias que alguem tem. ( Ei, companias, se vocês lerem isso, eu amo vocês muito tá ? ). O show foi maravilhoso, cantei todas, a ponto de o segurança ficar me encarando como se eu fosse louca, nem ligo, tava feliz ! Mas o melhor estava por vir, a gente conseguiu camarim, aliás foram muitos camarins esse ano. Tiramos fotos e pegamos autografos, mas tinha algo melhor ainda por vir, conhecemos pessoas super legais, meninos super legais. Ficamos um tempo rindo e conversando, coisa que eu não fazia a tempo, e então um deles me chamou atenção, tinha alguma coisa diferente nele, diferente como eu não tinha conhecido antes, não sei oque é até hoje, mas que tinha, eu tenho certeza . ( Ei, felipe ? se algum dia você ler isso, eu ainda lembro de você ás vezes viu ? ) .
Abril, Pacoa, comi muito e me senti obesa. Mas tudo bem, toda pascoa é assim . Abril, sinonimo (para itapetininganos) = expoagro. E essa foi a melhor das melhores pra mim, e ao mesmo tempo a pior. Show de Maria Cecilia e Rodolfo, eu sem ter com quem ir, e querendo muito ir. Então, mais uma vez surge uma das melhore companias, a Dan ! aproveitamos o maximo que podiamos, mas é fato que esse show não chegou nem aos pés do show do dia seguinte: Jorge e Mateus, nesse show eu virei fã da dupla, foi o melhor show da expoagro de todos os tempos, na minha opnião e na opnião de muita gente. Ai, como tudo que é bom, dura pouco, o show do Luan Santana foi uma decepção, era fã dele, agora não sou mais. E apenas uma cena me marcou com tudo nesse show: a Isa cochilando no barranco, enquanto ele cantava "Meteoro". é, por ai você ve . Acho que sem mais lembranças marcantes de Abril.
Maio, início de curso de inglês, eu, que odiava inglês e mal sabia contar até dez.No início acho mesmo que eu só ia pra ficar um tempo a mais com as pessoas que eu gostava. Foi quando eu comecei a aprender e obsorver coisas, graças á professora fantastica que foi o Janaina e o Seu Francisco, pessoas que eu admiro pelo conhecimento, e no caso da Janaina, também pela coragem. Aprendi muito com eles. E as noites que tinham inglês por piores que fossem, nunca eram chatas, dificil isso né ? Mesmo morando longe do inglês, eu ia muitas a pé com o Jorge, filosofando e rindo, o jorge sempre foi muito bom pra essas coisas, eu aprendi com ele isso. E não tem como esquecer que praticamente todas as vezes que saimos do inglês passavamos pegar pipoca gratis na locadora, pipoca deliciosa. Ai então, iamos comer lanche, e era mais ou menos uns 40 minutos de briga para então decidir onde comeriamos. E entre todas essas coisas, muitas conversas sem nexo, nem compromisso, muita risada, e algumas vezes, falavamos sério. E foi assim, por quase todo tempo que durou o curso de Inglês. Esse curso me trouxe mais que conhecimento em uma lingua estrangeira, me trouxe momentos valiosos. Levo tudo aqui dentro, e sempre levarei.
Junho, metade do ano. Comecei a estagiar. Conheci aquela escola de verdade, vi quase tudo que rola ali dentro, conquistei o respeito de quem eu nem imaginava que um dia terei, oque é mais que bom. O emprego em si, trouxe pra minha vida mais responsabilidade e dinheiro, oque não faz mal a ninguem. Li muito, estudei também naquela sala de coordenação do Fernando Prestes, quando não tinha oque fazer, mas também ralei nos finais de bimestre, passando nota que eu nem sabia mais de onde vinha. Se eu tivesse que resumir o meu estágio em uma palavra seria: Aprendizado. Ah, como e como não citar o maravilhosa trufa da Angela, a melhor de itapetininga, sem duvidas ! Foi em Junho também que começo a correria com a formatura, fomos vender doces na festa junina da FKB, e voltamos a pé ! Somos fortes ein. E foi ai, que uma coisa começou a martelar na cabeça do pessoal da sala, eram os ultimos meses que dividiriamos o cotidiano como vinhamos fazendo á 11 anos. Nem sempre com as mesmas pessoas, alguns entraram, outros sairam... mas era sempre o mesmo cotidiano. E foi na festa junina da escola que depositamos todo esse desejo de continuar juntos, ensaiamos e fizemos a melhor quadrilha que teve naquela escola, pode não ter sido a festa perfeita. Mas nos liberamos, demos o melhor e aproveitamos o maximo, isso é indiscutivel. As fotos aqui no painel não me deixam mentir.
Julho, férias, ocio, cabeça pensando besteira, inicio de crises constantes .
Agosto, o mês foi dificil pra mim. Eu não me sentia satisfeita com nada, e eu era a pessoa que menos tinha nesse mundo, não, isso não aconteceu do nada. Foi o acumulos de coisas de outros meses e até outros anos, os resquicio de tudo que eu guardei, não era pouco. Eu falei praticamente só das coisas boas que aconteceram nos meses anteriores, mas isso não significa que não tenha acontecido coisas ruins, eu só preferi não mexer com elas, e foi isso que fiz até agosto, apertei tudo e guardei aqui dentro. E foi ai que tudo desabou, e eu já não estava mais aguentando. Comecei a ficar " de bad " mais que o normal, tinha preguiça de sair, falta de vontade de ver gente, eram poucas as pessoas com quem eu me queixava. Sempre pensei que ninguem tem que ficar mal por ninguem, mas agora eu sei que isso não dá pra evitar.
Setembro, continua, parece que todo esforço que eu faço pra reverter a situação, não adianta em nada, aliás, ela só piora. Mas setembro também marcou pra mim como quase um inicio, eu não sei dizer porque, só sei que eu sinto assim.
Outubro, na verdade, acho que agosto, setembro, e outubro foram os meses que eu armei um conflito comigo mesmo, foi muito dificil pra mim, na maioria do tempo eu me sentia sozinha, desfavorecida, acho que não dá pra converter em palavras, eu me sentia sem vida, sem motivo. Eu chorava todos os dias, e quando alguem da minha familia perguntava o porque, eu não sabia responder, isso me deixava ainda pior. 
Novembro, tudo começou a melhorar em novembro, como um céu que começa a se limpar, como aquela frase que diz "O sol sempre volta depois da tempestade". Também não foi do nada, mas foi em novembro que eu comecei a enxergar os tesouros que eu possuia, e foi ai que a coisa mudou. No meu aniversário, tive demonstrações monstras de como as pessoas me consideram de alguma maneira, ganhei presentes maravilhosos, que não teve um que eu não tenha gostado. Ganhei um presente da minha mãe, que mudou minha vida, assim como eu imaginava que seria. Em novembro o mundo resolveu sorrir pra mim, ou foi eu que resolvi abrir os olhos ?
Dezembro, foi uma mistura de alegria, alivio e tristeza. Formatura, quase sinonimo de despedida, não tem que ser assim, e foi isso que eu tentei passar no meu discurso. Falando em discurso, eu me orgulhei de mim mesma com cada pessoa que elogiou o meu discurso, é gratificante porque foi uma coisa que eu fiz pensando neles mesmo, e em tudo que vivemos juntos, tudo que vai ficar na memória de cada um. Eu aproveitei da formatura tudo que eu podia de cada um. E tambeém em dezembro teve o aloha, acho que foi a melhor festa que eu já fui. Não dá pra ficar comparando, mas essa foi muito boa, foi praticamente um celo de libertação. O natal esse ano também foi diferente dos outros, não tão bom como o primeiro natal que eu me lembro, aquele foi o melhor de todos. Mas nesse, eu decidi que nada estragaria, e então, nada estragou. Nunca amei tanto minha familia, até os que não estavam comigo. E nunca me senti tão importante dentro de uma familia. E fora o presente do João, que me trouxe deliciosas lembranças da infancia, foi mais importante pra mim do que ele imagina. E agora tem o revellion, que seja como for, será bom.









Nenhum comentário: